sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

EDITAL DO CONCURSO BRASILEIRO DE POESIA E CRÔNICA

REGULAMENTO DO CONCUSO BRASILEIRO DE POESIA E CRÔNICA
Prêmio Frederico Ozanam


I - CONSIDERAÇÕES GERAIS
01. - O INSTITUTO OZANAM no encerramento do ano do bicentenário de nascimento de FREDERICO OZANAM, resolve instituir, o prêmio literário "Frederico Ozanam" para agraciar os vencedores do concurso que ora fica instituído.
02. - O concurso será denominado "CONCURSO BRASILEIRO DE POESIA E CRÔNICA - PRÊMIO FREDERICO OZANAM"  se realizará anualmente e neste primeiro ano de existência abrangerá apenas duas modalidades literárias, ou seja, a poesia e a crônica.
03. - Antes de inscrever-se leia integralmente este regulamento.
04. - Tire suas dúvidas através do e-mail: instituto.ozanam@gmail.com
05. - Acompanhe as informações pertinentes ao concurso visitando periodicamente o blog  Verso Livre,  criado especificamente com este fim e que possui o seguinte endereço eletrônico: http://www.versoeliberdade.blogspot.com.br/

II - DO OBJETIVO DO CONCURSO
06. - O concurso é uma iniciativa cultural objetivando contribuir na divulgação da obra de Frederico Ozanam, fundador da Sociedade Vicentina, e oportunizar sobretudo ao escritor inédito, participar de obra coletiva de elevada qualidade.
07. - Na seleção serão adotados como razão e princípio da análise dos textos critérios referentes ao conteúdo, ao estilo, a técnica e a correção lingüística.
III. - DO PRAZO DE INSCRIÇÃO E DA PARTICIPAÇÃO
08 - As inscrições estarão abertas no período de 10 de dezembro de 2013 a 20 janeiro de 2014.
09 - Poderão concorrer pessoas de qualquer país, com fluência em língua portuguesa.
10. - Em relação a poesia o tema é livre, porém, a crônica tem por tema "A CARIDADE"  .
11. - Cada escritor poderá participar com até dois trabalhos para cada modalidade, sendo certo que somente será classificado um trabalho por cada autor, porém, o mesmo deverá inscrever-se por modalidade, uma única vez, em um único formato (Word). Explicando: Se o mesmo autor quiser se inscrever em ambas as modalidades deverá efetivar as inscrições separadamente, uma inscrição para cada modalidade.
12. - O texto deve ser inédito e o participante ao inscrever-se assume a responsabilidade da autoria. 
IV. - DA EFETIVAÇÃO DA INSCRIÇÃO
13. - A inscrição poderá ser efetuada pessoalmente na sede do instituto, em Fortaleza - Ceará, ou, preferencialmente através de e-mail encaminhado para o seguinte endereço eletrônico: instituto.ozanam@gmail.com
V. - DA FORMATAÇÃO E DO ENVIO DO MATERIAL
14. - Os trabalhos devem ser enviados via e-mail em forma de "arquivo anexo" ao corpo do email. Os dados do participante podem opcionalmente ser enviado como "arquivo anexo" ou digitados no corpo do e-mail.
15. - Os trabalhos devem ser digitados em formato doc, word, fonte arial, tamanho 12, entrelinhas 1,5 linhas, margens esquerda, superior, direita e inferior 3cm, papel A4, e não deve ultrapassar a quantidade máxima de duas páginas. 
16. - Para lograr deferimento da inscrição o participante deve informar os seguintes dados:
Nome completo
Nome literário (Quando preferir publicar com nome distinto do nome civil, pois caso não informe o nome de sua preferência, será adotado o seu nome completo). 
Data e local de nascimento
Nº do CPF e da Cédula de Identidade
Telefones: (Se possível fixo e celular)
Endereço completo (Rua/Av., Número, Complemento, Bairro, Cidade, Estado, País, cumprindo lembrar que o CEP é imprescindível)
Email e endereço de rede social. (site, blog, facebook, etc)
Breve currículo profissional do participante.

VI. - DA CLASSIFICAÇÃO E DO RESULTADO
17.  - O resultado do concurso está previsto para ser divulgada no blog Verso Livre  no dia 30 de janeiro de 2014, e caso ocorra em data posterior, tal data não ultrapassará o mês de fevereiro. Cada classificado receberá um e-mail comunicando a sua classificação.
VII. - DA PREMIAÇÃO
18. - A premiação consistirá em dois prêmios, sendo um em dinheiro para o primeiro classificado no concurso e a outra que será destinada a todos os participantes selecionados e que consiste no direito de ter publicado o trabalho selecionado na antologia denominada "CARIDADE EM AÇÂO" na hipótese de crônica e "VERSOS LIVRES" quando se tratar de poesia.  
19. - A Premiação em dinheiro importará em R$ 3.000,00 (três mil reais) para o primeiro classificado em cada uma das modalidades do concurso.
20. - Não será dada a conhecer a classificação ordinal dos demais autores selecionados, sendo seus nomes e seus trabalhos divulgados em lista organizada por ordem alfabética. Os autores que não forem classificados, terão seus nomes resguardados, e, portanto, não constarão de nenhuma publicação.
21. - O valor do prêmio será entregue ao vencedor na solenidade de lançamento das antologias que será realizada em Fortaleza - Ceará, e que tem como data prevista o dia 20/04/2014. Outras solenidades de lançamento das antologias poderão vir a ser realizadas em cidades e datas contempladas no projeto de divulgação das obras. 

VIII. - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
22. -  O resultado do CONCURSO  será dado a conhecer a partir do dia 30 de janeiro de 2014 e será  publicado no blog Verso Livre cujo endereço é o seguinte: http://www.versoeliberdade.blogspot.com.br/
23. - Ao inscrever-se o autor assume o compromisso, na hipótese de vir a ser selecionado, de contribuir com a aquisição de pelo menos 05 exemplares da obra impressa, a título de apoio na divulgação e distribuição do trabalho comum, cujo resultado concreto é a publicação da antologia.
24 - Cada exemplar custará o valor individual de R$ 32,00 (trinta e dois reais), que deverá ser depositado em conta bancária indicada pela comissão do Concurso até o quinto dia posterior ao da publicação, ou seja, o valor deverá ser pago no dia 05/02/2014. A aquisição dos mencionados exemplares é condição necessária para a participação da antologia.
25. - Os exemplares mencionados no item anterior serão encaminhados para o endereço informado na inscrição, até a data da solenidade de lançamento.
26. - A decisão da Comissão Julgadora é soberana e irrevogável. A lista de resultado mostrará o nome do primeiro em destaque e os demais classificados constarão de lista nominal em ordem alfabética, lembrando que os nomes dos poetas não classificados não serão divulgados.
27. - Os casos omissos serão decididos, em comum acordo, pela Comissão Julgadora e pela Comissão de Organização do Concurso.

Fortaleza, 05 de dezembro de 2013.
Comissão Organizadora




  

Um comentário:

  1. obrigado por participar desse concursso de poesia ....sem mais ...valdeçir ferreira ferreira

    ResponderExcluir