CONCURSO DE POESIA E CRONICA













REGULAMENTO DO CONCUSO BRASILEIRO DE POESIA E CRÔNICA
Prêmio Frederico Ozanam


I - CONSIDERAÇÕES GERAIS
01. - O INSTITUTO OZANAM no encerramento do ano do bicentenário de nascimento de FREDERICO OZANAM, resolve instituir, o prêmio literário "Frederico Ozanam" para agraciar os vencedores do concurso que ora fica instituído.
02. - O concurso será denominado "CONCURSO BRASILEIRO DE POESIA E CRÔNICA - PRÊMIO FREDERICO OZANAM"  se realizará anualmente e neste primeiro ano de existência abrangerá apenas duas modalidades literárias, ou seja, a poesia e a crônica.
03. - Antes de inscrever-se leia integralmente este regulamento.
04. - Tire suas dúvidas através do e-mail: instituto.ozanam@gmail.com
05. - Acompanhe as informações pertinentes ao concurso visitando periodicamente o blog  Verso Livre,  criado especificamente com este fim e que possui o seguinte endereço eletrônico: http://www.versoeliberdade.blogspot.com.br/

II - DO OBJETIVO DO CONCURSO
06. - O concurso é uma iniciativa cultural objetivando contribuir na divulgação da obra de Frederico Ozanam, fundador da Sociedade Vicentina, e oportunizar sobretudo ao escritor inédito, participar de obra coletiva de elevada qualidade.
07. - Na seleção serão adotados como razão e princípio da análise dos textos critérios referentes ao conteúdo, ao estilo, a técnica e a correção lingüística.
III. - DO PRAZO DE INSCRIÇÃO E DA PARTICIPAÇÃO
08 - As inscrições estarão abertas no período de 10 de dezembro de 2013 a 20 janeiro de 2014.
09 - Poderão concorrer pessoas de qualquer país, com fluência em língua portuguesa.
10. - Em relação a poesia o tema é livre, porém, a crônica tem por tema "A CARIDADE"  .
11. - Cada escritor poderá participar com até dois trabalhos para cada modalidade, sendo certo que somente será classificado um trabalho por cada autor, porém, o mesmo deverá inscrever-se por modalidade, uma única vez, em um único formato (Word). Explicando: Se o mesmo autor quiser se inscrever em ambas as modalidades deverá efetivar as inscrições separadamente, uma inscrição para cada modalidade.
12. - O texto deve ser inédito e o participante ao inscrever-se assume a responsabilidade da autoria. 
IV. - DA EFETIVAÇÃO DA INSCRIÇÃO
13. - A inscrição poderá ser efetuada pessoalmente na sede do instituto, em Fortaleza - Ceará, ou, preferencialmente através de e-mail encaminhado para o seguinte endereço eletrônico: instituto.ozanam@gmail.com
V. - DA FORMATAÇÃO E DO ENVIO DO MATERIAL
14. - Os trabalhos devem ser enviados via e-mail em forma de "arquivo anexo" ao corpo do email. Os dados do participante podem opcionalmente ser enviado como "arquivo anexo" ou digitados no corpo do e-mail.
15. - Os trabalhos devem ser digitados em formato doc, word, fonte arial, tamanho 12, entrelinhas 1,5 linhas, margens esquerda, superior, direita e inferior 3cm, papel A4, e não deve ultrapassar a quantidade máxima de duas páginas. 
16. - Para lograr deferimento da inscrição o participante deve informar os seguintes dados:
Nome completo
Nome literário (Quando preferir publicar com nome distinto do nome civil, pois caso não informe o nome de sua preferência, será adotado o seu nome completo). 
Data e local de nascimento
Nº do CPF e da Cédula de Identidade
Telefones: (Se possível fixo e celular)
Endereço completo (Rua/Av., Número, Complemento, Bairro, Cidade, Estado, País, cumprindo lembrar que o CEP é imprescindível)
Email e endereço de rede social. (site, blog, facebook, etc)
Breve currículo profissional do participante.

VI. - DA CLASSIFICAÇÃO E DO RESULTADO
17.  - O resultado do concurso está previsto para ser divulgada no blog Verso Livre  no dia 30 de janeiro de 2014, e caso ocorra em data posterior, tal data não ultrapassará o mês de fevereiro. Cada classificado receberá um e-mail comunicando a sua classificação.
VII. - DA PREMIAÇÃO
18. - A premiação consistirá em dois prêmios, sendo um em dinheiro para o primeiro classificado no concurso e a outra que será destinada a todos os participantes selecionados e que consiste no direito de ter publicado o trabalho selecionado na antologia denominada "CARIDADE EM AÇÂO" na hipótese de crônica e "VERSOS LIVRES" quando se tratar de poesia.  
19. - A Premiação em dinheiro importará em R$ 3.000,00 (três mil reais) para o primeiro classificado em cada uma das modalidades do concurso.
20. - Não será dada a conhecer a classificação ordinal dos demais autores selecionados, sendo seus nomes e seus trabalhos divulgados em lista organizada por ordem alfabética. Os autores que não forem classificados, terão seus nomes resguardados, e, portanto, não constarão de nenhuma publicação.
21. - O valor do prêmio será entregue ao vencedor na solenidade de lançamento das antologias que será realizada em Fortaleza - Ceará, e que tem como data prevista o dia 20/04/2014. Outras solenidades de lançamento das antologias poderão vir a ser realizadas em cidades e datas contempladas no projeto de divulgação das obras. 

VIII. - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
22. -  O resultado do CONCURSO  será dado a conhecer a partir do dia 30 de janeiro de 2014 e será  publicado no blog Verso Livre cujo endereço é o seguinte: http://www.versoeliberdade.blogspot.com.br/
23. - Ao inscrever-se o autor assume o compromisso, na hipótese de vir a ser selecionado, de contribuir com a aquisição de pelo menos 05 exemplares da obra impressa, a título de apoio na divulgação e distribuição do trabalho comum, cujo resultado concreto é a publicação da antologia.
24 - Cada exemplar custará o valor individual de R$ 32,00 (trinta e dois reais), que deverá ser depositado em conta bancária indicada pela comissão do Concurso até o quinto dia posterior ao da publicação, ou seja, o valor deverá ser pago no dia 05/02/2014. A aquisição dos mencionados exemplares é condição necessária para a participação da antologia.
25. - Os exemplares mencionados no item anterior serão encaminhados para o endereço informado na inscrição, até a data da solenidade de lançamento.
26. - A decisão da Comissão Julgadora é soberana e irrevogável. A lista de resultado mostrará o nome do primeiro em destaque e os demais classificados constarão de lista nominal em ordem alfabética, lembrando que os nomes dos poetas não classificados não serão divulgados.
27. - Os casos omissos serão decididos, em comum acordo, pela Comissão Julgadora e pela Comissão de Organização do Concurso.

Fortaleza, 05 de dezembro de 2013.

Comissão Organizadora




12 comentários:

  1. fico grato por ter sido convidado a participar do concurso de poesia; muito grato pelo convite.. valdeçir ferreira da silva ...

    ResponderExcluir
  2. Poxa!! Fui lendo e o sonho foi nascendo.

    ResponderExcluir
  3. Uma honra ter sido convidado e estarei participando na modalidade poesia. Forte Forte abraço. Luiz Eucarosi.

    ResponderExcluir
  4. Muito honrado estarei participando na categoria poesia. Abraço. Luiz Eucarosi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Será um prazer receber sua inscrição, vimos os prêmio que vem acumulando. Desejamos sucesso.

      Excluir
  5. Fiquei muito feliz por ter sido convidado, estarei participando na modalidade poesia. Pra mim é uma honra poder participar de um concurso como este. Um grande Abraço. Cairê Barcelos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o e-mail da inscrição não é instituto.ozanam@gmail.com ?????????

      Excluir
    2. Correto. O email é instituto.ozanam@gmail.com. Enviei anteriormente uma resposta equivocada misturando o e-mail ao endereço do blog. Já a excluir para minimizar os danos. Desculpem-me. Obrigado pela consideração.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! O poeta leu o regulamento. A forma de inscrição é bem simplificada. O Poeta envia um e-mail com os seus dados pessoais e junto ao e-mail encaminha em anexo os arquivos contendo os poemas. Lembro que o e-mail para inscrição é: instituto.ozanam@gmail.com.br.
      Quaisquer dúvidas estamos a disposição.
      Abraços literários.

      RESPOSTA ATUALIZADA COM A CORREÇÃO DO ENDEREÇO. EXCLUI A ANTERIOR. Obrigado pela compreensão.

      Excluir
  7. Qual é o limite de caracteres para a crônica?

    ResponderExcluir
  8. Agradeço o link disponibilizado na minha página sobre este belo concurso. Boa sorte a todos.
    Remisson Aniceto
    www.remisson.com.br

    ResponderExcluir